segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Construção dos paineis da carruagem da malaposta

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Depois de um curto interregno, estou de volta para dár continuidade á construção dos paineis da carruagem da malaposta, os paineis já foram moldados em fivra de vidro como podem ver, este é um trabalho um pouco fastidioso pelo cheiro das resinas  o pó causado pela lixagem e residuos da fivra de vidro, mas é um trabalho que é preciso fazer, apesar de haver ainda um imenso trabalho a seguir, afinar todos os paineis para as dimensões adequadas e certas, para em seguida abrir os rasgos das portas  janelas,e arejadores, aqui ficam algumas fotos para verem e acompanharem esta compilação, também algumas fotos da exposição deste fim de semana no Palácio do Egipto em Oeiras, em que estive presente com algumas das minhas peças, e que foi visitada por muita gente, espero que gostem de ver.


 Exposição de miniaturas no palácio do Egipto em Oeiras este fim de semana

 Base da carruagem moldada em resina de epoxy reforçada com contraplacado de 1 mm

 dado que os paineis laterais de trás são iguais apenas fiz um molde



 construção dos moldes dos paineis em gesso terminados.



 Construção e moldagem em resina e fibra de vidro dos paineis


quarta-feira, 12 de outubro de 2016

inicio da construção do corpo da carruagem

Este método de construção não é o mais fácil nem simples de fazer estas peças, mas nem sempre o que é mais fácil e simples de fazer é  o que dá resultados mais perfeitos e pormenorizados , este método são feitos primeiro a matriz em madeira, neste caso madeira de casquinha mais adequada a trabalhar com goivas, grosas e lixa de vários grãos, depois é feito o negativo em silicone ou gesso e depois o original em fibra de vidro, como podem ver é uma carga de trabalho para fazer os paineis laterais frente e trás, dado que eles não são planos mas sim curvos na orizontal e vertical é preciso fazer os moldes em cartolina ou aluninio para rectificar as curvas dos painéis de maneira que fiquem todos com a mesma concavidade, depois de terminados são dadas várias camadas de primário e depois pintados, para proteger a madeira e facilitar a desmoldagem.
Aqui estão algumas fotos da sequência da construção dos painéis, para melhor compreensão como este trabalho é feito, espero que gostem de ver. se tiverem alguma dúvida ou desejarem algum esclarecimento acerca deste trabalho, eu terei todo o prazer e satisfação em dar um esclarecimento.
 desbastando o painel


 com as cércias é possível acompanhar a curvatura vertical e horizontal po painel
 é usado giz azul nos moldes para ver onde é preciso desbastar o empolamento

 É aparafusada uma placa de madeira para facilitar o trabalho no torno e evitar ferir a madeira do painel

 Este painel lateral traseiro foi acabado de recortar falta ainda formatá-lo
 os painéis dianteiros, esq. e direito estão terminados , falta pintár

sábado, 8 de outubro de 2016

final da construção das rodas

finished wheels, now finished the construction of the four carriage wheels, you can see that also the inner and outer rims of the cube as well as washers and lock nuts have also done, I gave a primer coat to protect wood wheel, the painting will be for later, will still be necessary to give one or two layers of primer, and only at the end paint and wheel rims, which remains.
some pictures of them completed, for your consideration, I hope you like to see.





quarta-feira, 5 de outubro de 2016

construção das rodas

Inicio da construção das rodas da carruagem da malaposta, dado que estas rodas são muito parecidas com as da anterior carruagem , construída, eu não me vou alongar muito com pormenores da construção das mesmas, os materiais são também os mesmos como a madeira de faia para as rodas e raios o cubo é feito em madeira de amieiro, os aros são de metal. mesmo assim penso que gostarão de ver como eu as faço, aqui vão algumas fotos da construção, espero que gostem de ver.







sábado, 24 de setembro de 2016

final da construção dos candeeiros

Como  tinha prometido, e depois de ultrapassar algumas dificuldades, em encontrar os materiais para finalizar os candeeiros, como os leds com a tonalidade de cor ideal, o suporte duplo para as pilhas de botão e o interruptor magnético para ligar os leds, as casa onde habitualmente eu comprava estes materiais, fecharam todas, então há uma dificuldade acrescida em se encontrar estas coisas, mas com calma paciência e presistência tudo se vai arranjando, aqui vão algumas fotos para melhor apreciação do efeito dos candeeiros terminados, espero que gostem e apreciem este trabalho.








sábado, 17 de setembro de 2016

Passado o período das férias, e depois de ter terminado a carruagem da malaposta de origem Francesa, eu não podia ficar parado sem fazer nada, então eu aproveitei a embalagem da construção anterior e resolví começar com outro trabalho  em tudo parecido com o anterior, mas de construção mais difícil e morosa, uma réplica da carruagem da mala posta de origem Belga e que foi utilizada pelos correios para fazer a ligação entre Lisboa, Coimbra e Porto entre 1855 e 1864 este percurso demorava cerca de 34 h. e tinha 23 estações de paragem demorava cerca de 5 minutos o tempo julgado necessário para a muda de cavalos e serviços. a viagem em 1ª classe custava cerca de 13$50, uma fortuna para a época.
Esta carruagem de origem Belga encontra-se em exposição no Museu Nacional dos Coches em Lisboa, onde pode ser vista e admirada, pois penso ser exemplar muito bem conservado e único no mundo.
Então eu vou construí-la á escala 1/10 como gosto de fazer, mas antes é preciso tirar um monte de fotografias de promenor, muitas medidas, esboços desenhos e apontamentos a fim de fazer os planos o mais próximo possível do modelo original.
Aqui estão algumas fotos desses pormenores, habitualmente eu começo sempre pela construção das rodas, mas desta vez a pedido de um amigo americano, pediu-me para eu mostrar como faço os candeeiros, e então aqui estão tambem quase concluídos, faltam os ledes e a pintura. espero que gostem e apreciem este desafio. fico muito grato pelo vosso interesse no meu trabalho.